26 de mar. de 2010

Romantismo nas Belas Artes



Segundo Giulio Carlo Argan na sua obra Arte moderna. O Romantismo eo Neoclassicismo são simplesmente duas faces de uma mesma moeda. Enquanto o neoclássico busca um ideal sublime, objetivando o mundo, o romântico faz o mesmo, embora um tenda subjetivar o mundo exterior. Os Dois movimentos estão interligados portanto, pela idealização da Realidade (mesmo que com resultados diversos).
As primeiras manifestações românticas na Pintura ocorreram quando Francisco Goya passou a pintar depois de começar a perder a audição. Um quadro de temática neoclássica como Saturno devorando seus filhos por exemplo, apresenta uma série de emoções para o espectador que o fazem se sentir inseguro e angustiado. Goya cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de Diagonais Composição e pinceladas "grosseiras" de acentuar um forma uma situação dramática representada. Apesar de Goya ter Sido um acadêmico, o Romantismo somente chegaria à Academia mais tarde.
O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência. Sua tela A Liberdade Guiando o Povo reúne o vigor eo ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema são os revolucionários de 1830 Guiados pelo espírito da Liberdade (retratados aqui por uma mulher carregando uma bandeira da França). O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionário ao se retratar em um personagem da turba, apesar de olhar com uma certa reserva para os acontecimentos (refletindo uma influência romantismo sem burguesa). Esta é provavelmente a obra romântica mais conhecida.
A busca pelo exótico, pelo inóspito e pelo selvagem formaria outra característica fundamental do Romantismo. Exaltavam-se as sensações extremas, os paraísos artificiais, a natureza em seu aspecto mais bruto. Lançar-se em "aventuras" ao embarcar em navios com destino aos pólos por exemplo, tornou-se uma forma de inspiração para alguns artistas. O Pintor tradução William Turner refletiu este espírito em obras como Mar em tempestade onde o retrato de um fenômeno da Natureza é usado como forma de Atingir os sentimentos supracitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário